Como desenhar uma boca realista? Veja o passo a passo!

Quem está aprendendo a desenhar tem muitos receios, principalmente com o desenho realista. Por outro lado, já abordamos algumas vezes aqui no site, como o desenho é uma habilidade que pode ser adquirida com treino. Desenhar uma boca realista, por exemplo, não é algo tão difícil quanto parece em um primeiro momento. Mas usando as técnicas certas e com o treino constante é possível conseguir desenhá-la em grandes dificuldades. 

Neste artigo, preparamos um tutorial completo para que você aprender a desenhar uma boca realista. Neste passo a passo você consegue fazer desde o esboço até os principais traços desse tipo de desenho. Continue lendo e confira!

Materiais necessários

Primeiramente, antes de começar o seu desenho de uma boca realista, separe os materiais necessários. Existe uma variedade de materiais que você pode usar durante seus desenhos. O primeiro passo é entender a diferença de cada um deles, e depois escolher os que você vai usar para cada obra. 

Para esse desenho de um boa realista, especificamente, você irá utilizar um lápis, lapiseira, caneta borracha e uma folha lisa. 

Agora com tudo o que precisa em mãos, vamos ao passo a passo!

4 passos simples para desenhar uma boca realista!
Passo nº 1: os primeiros traços

De antemão é preciso destacar que apesar de fazermos traços durante o esboço eles são apagados para que no desenho final não apareçam. Afinal, um desenho realista é caracterizado exatamente pela ausência de traços fortes. Trata-se mais de um trabalho em cima do sombreado. 

Comece fazendo duas linhas, uma horizontal e outra vertical. O tamanho varia de acordo com o desenhista e o tamanho da boca realista que queira fazer. Sendo que o traço da largura da boca será maior do referente altura. 

Logo depois em cima do traço maior faça um pequena linha curva puxando para baixo e depois uma para cima até chegar no traço do meio. Repita o processo na outra metade da linha da base. 

Agora, o próximo passo para a boca realista é fazer a sua volta. Comece puxando a parte inferior. Se achar que está muito fina faça duas linhas que se encontrarão durante o sombreado. E por fim, faça a parte superior. 

Nesse momento o esboço do desenho da boca está pronto e partimos para o próximo passo. 

Passo nº 2: sombreamento

sombreamento é um dos principais pontos do desenho realista, já que ele auxilia a remover os traços que não podem ser apagados. No caso da boca realista, na hora de sombrear é preciso puxar em traços e não como se estivesse colorindo com lápis de cor. Esse processo é muito importante, pois é com ele que se terá um bom resultado final no seu desenho. 

Comece de baixo puxando para cima, lembrando de deixar mais escuro embaixo e mais claro em cima. O truque aqui é no final do traço ir tirando do papel, assim fica mais claro que o início. 

Esse traço que ainda está aparente vai desaparecer com o sombreado que será feito ao longo do desenho da boca realista. 

Passo nº 3: Remoção dos traços

Como falamos os traços não fazem parte do desenho realista. E se não souber como escondê-los pode deixar o seu desenho feio, principalmente aos olhos de quem entende do assunto. 

Neste caso o sombreamento é ainda mais importante, pois ele é quem vai transformar os traços em parte da realidade do desenho. Reforce as linhas iniciais do desenho, mas não marcando-as, mas sim colocando sombreado ao redor. Nesse momento o lápis precisa estar mais firme no papel. 

Passo nº 4: finalização

Logo depois é a hora de usar o pincel para finalizar o sombreado da boca realista e acabar com os traços restantes. O pincel é o mais indicado do que o esfuminho nesse caso, pois o esfuminho pode deformar algumas partes que você fez. 

O esfuminho une os traços do grafite, enquanto o pincel ajuda a penetrar o grafite e dar um efeito bonito sem deformar o desenho. 

Passe o pincel por todo o desenho, e no meio da boca faça movimentos no sentido do traço para não prejudicar o resultado final. 

As partes em que ficarem marcadas, seja por causa da força usada no lápis, você pode remover com a caneta borracha para suavizar 

Por fim, use um pincel um pouco mais largo na parte debaixo, pois é uma área maior. 

Em síntese, fazer o desenho de uma boca realista não é difícil, tudo o que você precisa é de treino. Comece treinando cada parte de um rosto e logo já estará desenhando tudo. Para saber como desenhar um rosto realista, leia o artigo com o passo a passo.

Vídeo do tutorial:

Compartilhe:

Share on whatsapp
Share on telegram
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest

Deixe seu comentário:

Quer passar para próximo nível?

Conheça o curso Realismo para Iniciantes 2.0