Você já passou pela frustração de tentar fazer um desenho realista e ele ficar totalmente diferente do que você esperava? Depois, você começou a pensar que não tem talento, que não nasceu para isso e que o desenho não é para você? Isso é muito comum quando não se tem clareza sobre o que é preciso fazer para transmitir expressão em seus desenhos.
A boa notícia é que todo mundo é capaz de aprender a fazer desenhos realistas. O que separa quem consegue de quem não consegue é a persistência.
Quer saber como fazer desenhos realistas que impressionam?
Continue lendo esse artigo e descubra os segredos por trás das 6 maiores dúvidas sobre essa arte tão fascinante.
Quem sou eu
Antes de começar, vou me apresentar rapidinho. Sou Charles Laveso, desenho há mais de 30 anos (comecei ainda criança) e a transformação que essa arte causou em minha vida foi o que me fez querer ensinar isso para outras pessoas que também desejam iniciar a jornada no realismo.
Por isso, criei a Escola de Desenho Realista, plataforma de aulas online onde o aluno descobre todas as técnicas do zero ao avançado, recebe avaliações de seus desenhos e tem acesso a encontros quinzenais comigo.
Hoje, me sinto realizado por poder compartilhar o que sei e por ajudar a mudar a vida de quem quer aprender a desenhar, seja como hobby, seja como profissão.
Agora, vamos direto ao ponto. A seguir, estão as 6 principais dúvidas que sempre me fazem sobre desenho realista.
Por onde começar?
O primeiro passo para fazer desenhos realistas é ser um bom observador. Você precisa sair do automático e ter os sentidos aguçados para desenvolver uma autopercepção do mundo.
Mas, hoje em dia, a correria e a velocidade das informações vai contra tudo o que é preciso para fazer essa análise minuciosa das coisas ao nosso redor: tempo e olhar detalhista.
Por isso, praticar desenho realista vai muito além de um hobbie ou até mesmo de uma profissão (caso você queira ganhar dinheiro com isso).
Desenhar te faz enxergar o mundo de outra forma, assim como aconteceu comigo. O desenho me ensinou a apreciar momentos, valorizar as pequenas coisas e me atentar aos detalhes, e tudo isso melhorou minha qualidade de vida.
Como ir do traço ao realismo?
Desenhos simples não exigem tanto esse olhar minucioso. Já reparou que se você fizer um desenho mal feito do Superman as pessoas ainda saberão que é o Superman? E porque é diferente no desenho realista?
Porque desenhos de traços, como super heróis, são caricaturas com características bem definidas que os identificam. Pessoas reais não são assim. No realismo, o básico não serve para transmitir o que os olhos estão vendo.
Se você tentar desenhar o rosto de alguém com a mentalidade do desenho de traço, você vai se frustrar quando ver que seu desenho não está nada parecido com aquela pessoa. Então, antes de começar a fazer um desenho realista, se atente à expressão que você quer transmitir através do papel.
Seus olhos precisam captar as nuances da realidade. São os detalhes que vão fazer a diferença nesse tipo de desenho.
Imitar ou ter um estilo próprio?
Essa dúvida é muito comum em quem está começando no desenho realista, mas você é a melhor pessoa para decidir isso.
Minha dica é: Comece imitando e depois se aperfeiçoe criando seu próprio estilo.
Escolha umas quatro ou cinco referências para imitar até ganhar confiança para fazer do seu jeito. Não fique preso a regras e padrões. A beleza do desenho realista está justamente na particularidade impressa pelo autor.
Quais são os materiais necessários?
Muita gente se prende ao que precisa para começar e fica parada esperando ter o melhor lápis, o melhor quadro, o melhor papel, a melhor mesa, a melhor borracha.
Comece com o que você tem. Faça o básico bem feito. Pare de procrastinar esperando os materiais ideias, a inspiração, a motivação… tudo isso é muito bonito na teoria, mas não faz ninguém evoluir de verdade.
O conforto é o caminho para o desperdício.
No início, eu não me preocupava com essas coisas e nem tinha condições de ter os melhores materiais. Eu só me preocupava em fazer e melhorar a cada desenho. Claro que, conforme você vai ganhando experiência, os lápis fazem diferença. A evolução da técnica exige sim materiais específicos.
Mas não é algo que você deve colocar em primeiro lugar quando está começando. Seu foco deve ser observar os detalhes e praticar.
Como sair do amadorismo e se destacar no desenho realista?
O que é mais importante para ficar bom de verdade em qualquer coisa é praticar. No desenho realista não poderia ser diferente.
Ninguém começa fazendo bonito. Eu também achava meus primeiros desenhos feios e era exatamente o desafio que me fazia querer desenhar mais.
Não tem essa de:
“não nasci com talento”
“não sou bom nisso”
“não tem jeito pra mim”
Seja um fazedor.
Cada novo desenho é uma chance de aprender e de fazer melhor. Você vai notar que
quanto mais praticar, mais vai se aperfeiçoando. O segredo é não parar.
A leveza da mão, o tipo de efeito, os traços… chega uma hora que você começa a fazer
tudo isso de forma natural.
Fazer curso é realmente necessário?
Fazer curso é realmente necessário?
Você pode até conseguir fazer algum desenho realista praticando sozinho, mas se quiser
realmente se destacar nessa arte, faça um curso.
Sozinho, embora seja possível até certo ponto, vai levar muito mais tempo e te causar
muita frustração diante dos erros.
Fazendo um curso você também vai errar bastante, mas vai errar consciente.
Na Escola de Desenho Realista, por exemplo, os alunos têm acesso a todas as técnicas
do zero ao avançado que utilizo e aprendem a aplicá-las na prática.
Então, se você quer saber como fazer desenhos realistas ou como se aperfeiçoar nessa
arte, um curso vai te dar muito mais clareza e direcionamento.
Próximos passos
Se você quer iniciar sua jornada pelo realismo, a Escola de Desenho Realista – Charles
Laveso é seu próximo passo. Nela, você terá acesso a(o):
Conteúdo que vai te guiar do básico ao hiper-realismo, além de cursos específicos
sobre:
● Texturas avançadas
● Nu artístico
● Natureza morta
● Desenho de animais
Mais de 40 horas de conteúdo gravado para você assistir onde, quando e quantas
vezes quiser.
Avaliações individuais: Você mostra seu desenho e os professores da Escola te
dão dicas e sugestões de melhoria
Ficou interessado? Clique aqui para conhecer melhor a Escola de Realismo.